A Bia está com quase 9 meses (ou seja, faltam só 3 meses para 1 ano!!!). Já estou atrasada nos preparativos pra festinha dela!!! Claro que já faz algum tempo que venho planejando e resolvi contar minha experiência, talvez tenha alguma dica ou idéia útil...
Não sou expert em realização de festas infantis, mas tenho certa experiência em organização de eventos e, dadas as devidas proporções, acho que isso é bem útil. Além disso, claro que andei pesquisando na net, tem alguém melhor para nos ajudar a organizar uma festa que o Dr.Google???
Vou contar os passos que determinei e em que pé estamos, ok?
1º passo: Check list - fiz um check list de tudo que eu acho importante em uma festa (claro que o check list é adaptável a vários fatores como: tempo, dinheiro etc.) Está abaixo:
Check list para a festa de 1 aninho da Bia:
1 - lista de convidados
2 - data e hora
3 - local
4 - buffet
5 - tema
6 - convites
7 - decoração
7.1 - decoração da mesa principal e outras (guloseimas, lembrancinhas)
7.2 - decoração das mesas dos convidados
8 - animação / atividades
9 - lembrancinhas
10 - Foto e vídeo
UFA! Acho que acabou... será mesmo? Bom... como já disse, a lista é flexível, pode aumentar ou diminuir.
De posse desta lista, vamos começar a planejar as coisas:
1) Dimensionar a festa: Antes de pensar em qualquer outra coisa, temos que definir o tamanho da festa. O ponto de partida para saber o tamanho da festa é definir quantos convidados teremos. Deste modo, a primeira coisa que eu e o Léo fizemos foi a lista de convidados. Cada um fez a sua, depois juntamos as duas e acrescentamos os amigos comuns. Pronto! Já demos o pontapé inicial. Ainda no dimensionamento da festa cabe escolher o "nível de requinte" que ela terá: será uma festa simples, informal e familiar ou será uma festa com "pompas e circunstâncias"? Talvez um "meio termo". Essa definição vai orientar todos os outros passos: da escolha do local ao buffet e todo o resto. Geralmente essa escolha depende de 2 fatores: 1 - características e preferências do casal (os pais): se preferem algo requintado ou mais simples. 2 - limite orçamentário. No nosso caso, além de preferirmos algo mais simples, também por se tratar de festa de criança, temos sim um limite orçamentário (como a maioria das pessoas), então optamos pelo simples e agradável! Ah... claro, quando eu digo buffet, é uma opção um churrasco em casa para a família (ótima opção, por sinal).
2) Data e hora: acredito que aqui devemos levar em conta a rotina da criança e seu comportamento quando está em um local cheio de gente. A Bia gosta muito de festas. Quando tinha 45 dias foi ao aniversário da priminha Manu (à noite) e se comportou direitinho. Com 2 meses e meio foi ao casamento da Jú (mamãe e papai foram padrinhos). De novo se comportou como uma mocinha. Até na formatura da Tia Laura ela foi com 5 meses (balada!!!). O problema é que as festas à noite a deixam agitada e depois ela demora a dormir. Resolvemos, então, fazer a festa à tarde, depois do soninho dela. Horário: 16hs.
3) Local: o local deve acomodar bem os convidados e ter espaço para as crianças brincarem. Por ser à tarde, vamos fazer em um sítio, com bastante espaço e grama para as crianças correrem e para as atividades de recreação.
4) Buffet: pelo horário, salgadinhos, bolo e docinhos de festa. Refrigerante e água.
5) Tema: A escolha do tema vai orientar o resto: convites, decoração, lembrancinhas e até a roupa da aniversariante. Penso que devemos escolher um tema de acordo com a idade, o local e, principalmente, o gosto da aniversariante (mesmo com 1 aninho). Eu estava entre "bonecas de pano", que eu acho muito lindo, meigo, delicado e fofo (igual a Bia!!!) e Cocoricó, que a Bia AMA! Bom... o gosto dela falou mais alto e também tem mais a ver com o local, então ficou Cocoricó, que é lindo, colorido e as crianças amam!!!
7) Decoração: na verdade escolhi o tema vendo a decoração (7.1). Aqui temos também opções: tradicional, com mesa, toalha, painel desenhado, bexigas etc ou "clean", que agora está muito na moda, é uma decoração mais "limpa" mesmo, sem muitos elementos, sem poluição visual (particularmente, eu acho que alguns elementos da decoração tradicional, como o painel, atrapalham na hora das fotos, as pessoas se "misturam" aos desenhos e fica tudo "uma coisa só", mas essa é uma opinião bem pessoal). De qualquer forma, acho que as bexigas são imprescindíveis e, pela idade, tudo bem colorido. Então optei pela decoração tradicional, mas sem o painel, com uma cortina lisa e as bexigas em volta, para sair melhor nas fotos.
Daqui pra frente não vi mais nada... agora estou pesquisando lembrancinhas, centro de mesa etc...Assim que tiver mais dicas, coloco aqui. Espero que seja útil para alguém.