Seja bem vindo(a)!!!

"No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo." (Rajneesh)

domingo, 29 de maio de 2011

Planejando a 1ª Festa - parte 1


A Bia está com quase 9 meses (ou seja, faltam só 3 meses para 1 ano!!!). Já estou atrasada nos preparativos pra festinha dela!!! Claro que já faz algum tempo que venho planejando e resolvi contar minha experiência, talvez tenha alguma dica ou idéia útil...
Não sou expert em realização de festas infantis, mas tenho certa experiência em organização de eventos e, dadas as devidas proporções, acho que isso é bem útil. Além disso, claro que andei pesquisando na net, tem alguém melhor para nos ajudar a organizar uma festa que o Dr.Google???
Vou contar os passos que determinei e em que pé estamos, ok?
1º passo: Check list - fiz um check list de tudo que eu acho importante em uma festa (claro que o check list é adaptável a vários fatores como: tempo, dinheiro etc.) Está abaixo:

Check list para a festa de 1 aninho da Bia:
1 - lista de convidados
2 - data e hora
3 - local
4 - buffet
5 - tema
6 - convites
7 - decoração
   7.1 - decoração da mesa principal e outras (guloseimas, lembrancinhas)
   7.2 - decoração das mesas dos convidados
8 - animação / atividades
9 - lembrancinhas
10 - Foto e vídeo
UFA! Acho que acabou... será mesmo? Bom... como já disse, a lista é flexível, pode aumentar ou diminuir.

De posse desta lista, vamos começar a planejar as coisas:
1) Dimensionar a festa: Antes de pensar em qualquer outra coisa, temos que definir o tamanho da festa. O ponto de partida para saber o tamanho da festa é definir quantos convidados teremos. Deste modo, a primeira coisa que eu e o Léo fizemos foi a lista de convidados. Cada um fez a sua, depois juntamos as duas e acrescentamos os amigos comuns. Pronto! Já demos o pontapé inicial. Ainda no dimensionamento da festa cabe escolher o "nível de requinte" que ela terá: será uma festa simples, informal e familiar ou será uma festa com "pompas e circunstâncias"? Talvez um "meio termo". Essa definição vai orientar todos os outros passos: da escolha do local ao buffet e todo o resto. Geralmente essa escolha depende de 2 fatores: 1 - características e preferências do casal (os pais): se preferem algo requintado ou mais simples. 2 - limite orçamentário. No nosso caso, além de preferirmos algo mais simples,  também por se tratar de festa de criança, temos sim um limite orçamentário (como a maioria das pessoas), então optamos pelo simples e agradável! Ah... claro, quando eu digo buffet, é uma opção um churrasco em casa para a família (ótima opção, por sinal).
2) Data e hora: acredito que aqui devemos levar em conta a rotina da criança e seu comportamento quando está em um local cheio de gente. A Bia gosta muito de festas. Quando tinha 45 dias foi ao aniversário da priminha Manu (à noite) e se comportou direitinho. Com 2 meses e meio foi ao casamento da Jú (mamãe e papai foram padrinhos). De novo se comportou como uma mocinha. Até na formatura da Tia Laura ela foi com 5 meses (balada!!!). O problema é que as festas à noite a deixam agitada e depois ela demora a dormir. Resolvemos, então, fazer a festa à tarde, depois do soninho dela. Horário: 16hs.
3) Local: o local deve acomodar bem os convidados e ter espaço para as crianças brincarem. Por ser à tarde, vamos fazer em um sítio, com bastante espaço e grama para as crianças correrem e para as atividades de recreação.
4) Buffet: pelo horário, salgadinhos, bolo e docinhos de festa. Refrigerante e água.
5) Tema: A escolha do tema vai orientar o resto: convites, decoração, lembrancinhas e até a roupa da aniversariante. Penso que devemos escolher um tema de acordo com a idade, o local e, principalmente, o gosto da aniversariante (mesmo com 1 aninho). Eu estava entre "bonecas de pano", que eu acho muito lindo, meigo, delicado e fofo (igual a Bia!!!) e Cocoricó, que a Bia AMA! Bom... o gosto dela falou mais alto e também tem mais a ver com o local, então ficou Cocoricó, que é lindo, colorido e as crianças amam!!!
7) Decoração: na verdade escolhi o tema vendo a decoração (7.1). Aqui temos também opções: tradicional, com mesa, toalha, painel desenhado, bexigas etc ou "clean", que agora está muito na moda, é uma decoração mais "limpa" mesmo, sem muitos elementos, sem poluição visual (particularmente, eu acho que alguns elementos da decoração tradicional, como o painel, atrapalham na hora das fotos, as pessoas se "misturam" aos desenhos e fica tudo "uma coisa só", mas essa é uma opinião bem pessoal). De qualquer forma, acho que as bexigas são imprescindíveis e, pela idade, tudo bem colorido. Então optei pela decoração tradicional, mas sem o painel, com uma cortina lisa e as bexigas em volta, para sair melhor nas fotos.
Daqui pra frente não vi mais nada... agora estou pesquisando lembrancinhas, centro de mesa etc...
Assim que tiver mais dicas, coloco aqui. Espero que seja útil para alguém.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bésame Mucho

Semana passada terminei de ler este livro, que achei excelente: Bésame Mucho, do pediatra espanhol Dr Carlos Gonzalez. O título já é pra lá de interessante: "Bésame Mucho. Como criar os seus filhos com amor", não é tudo o que nós, mamães queremos? Ele fala muito sobre o comportamento dos bebês e de onde se origina, fazendo um paralelo com os bebês desde os "homens das cavernas" e como este comportamento era essencial para nossa sobrevivência. Na verdade ele contraria muitos conceitos e ensinamentos "atuais", (ele diz que não são tão atuais assim) como "ensinar a criança a dormir deixando-a chorar", a questão da cama compartilhada que é tão mal vista por psicólogos, pediatras e pela sociedade em geral e outras questões. Achei especialmente interessante as comparações que ele faz entre o comportamento das crianças e dos adultos em determinadas situações, que achamos normal quando se trata de criança, mas se fosse com um adulto seria um absurdo! (a questão da palmada, por exemplo). O livro não foi editado no Brasil (infelizmente), mas peguei uma versão em português no link do blog  Nave Mamãe http://navemamae.blogspot.com/2011/03/solucao-dos-seus-problemas.html
Fica aqui a dica de leitura.

domingo, 8 de maio de 2011

Parabéns mamães!!!


Bia, eu e Vó Neusa

Vó Dinorá e Bia
Hoje quero falar de outras mães, que não são de primeira viagem... Com a Bia e tudo o que acontece com ela e comigo: as preocupações, as superações, as descobertas, as dúvidas, as certezas... sempre me lembro do que minha mãe falava (acho que todas as mães falam isso): só quando você for mãe vai entender... é verdade. Hoje eu entendo algumas coisas e conforme a Bia for crescendo, vou entender outras.
Entendo como vemos os filhos como parte de nós (e eles são, né? Saíram de nossas barrigas!).
Entendo como nos preocupamos quando eles não comem muito (ou quando achamos que eles não estão comendo muito), quando eles não dormem direito, quando choram sem motivo (quando não sabemos o motivo de seu choro), quando ficam manhosos, quando ficam doentes...
Entendo como nosso coração se parte em pedacinhos quando levamos os pequenos para tomar vacina... é aquela sensação de que eles vão sofrer, mas temos que fazer isso... e quando temos que dar uma bronca? Mesmo a minha Bia com 8 meses já tem que levar algumas... e quando eles querem fazer ou comer algo que não podemos deixar... dói o coração...
Entendo como nosso coração se derrete de amor ao receber um sorriso... quando eles encostam a cabecinha em nosso peito... quando pedem nosso colo, chorando, e quando os pegamos, param de chorar... quando dormem em nosso colo... quando olhamos o soninho deles... tranquilo... angelical... quando eles fazem algo novo: engatinhar, levantar, "conversar" na linguagem que só eles entendem...
Entendo como nas lojas não vemos mais a seção de moda feminina, mas a infantil. Como ficamos felizes em chegar em casa carregada de sacolas sem ter comprado uma pecinha de roupa sequer para nós...
E entendo o que minha sogra (no meu caso, minha segunda mãe, graças a Deus!) me disse logo que a Bia nasceu: "o mesmo olhar que você tem sobre a Bia, sua mãe teve e ainda tem sobre você." Quando lembro disso entendo o tamanho do amor que minha mãe tem por mim e os sacrifícios que ela fez e ainda faz por mim. 
Mãe: hoje eu entendo o tamanho do amor que a senhora tem por mim. Obrigada por tudo, porque o que seria de mim sem a senhora? Eu nem existiria... Obrigada por ser minha mãe!!! Te amo!!!
Dinorá: obrigada por me aceitar como filha e pelo amor que tem por mim! Feliz dia das mães!!!Te amo!!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Meu primeiro dia das mães


Estou me sentindo a Mãe do ano... embora hoje eu saiba como nunca que "dia das mães é TODO DIA", estou me preparando para o meu primeiro dia das mães com a Bia em meus braços!!! (em meus braços, pendurada no meu peito, engatinhando pela casa toda, subindo nos móveis, enfim: meu primeiro dia das mães com a Bia fora da minha barriga!).
No ano passado eu estava grávida e ganhei meu primeiro presente de dia das mães: uma correntinha linda com um pingente de menininha (que, aliás, não estou usando por um tempo porque a Bia ama puxar!!!). Este ano nem sei se vai ter presente, mas sei que vou comemorar MUITO junto com a minha pequena... vou abraçar, beijar, apertar, brincar muito!!!
Aliás, ELA é meu presente, Deus poderia ter me dado algo melhor??? Na terça-feira fomos ao pediatra e ele disse com todas as letras que ela está ótima! Cresceu 3 cm este mês e ganhou 400 gramas. Uma mãe precisa de algo mais pra ficar feliz? 
Sábado fomos às compras... compramos muitas roupas... tudo pra Bia, claro! E tem coisa melhor que comprar roupinhas pra nossa pequena? Tem coisa melhor do que fazer qualquer coisa pra nossa pequena? Acho que não!
Sinto-me imensamente feliz e realizada por tê-la e por ela ser tão perfeita, saudável, linda... sei que sou suspeita pra falar, mas ela é tudo isso e muito mais!!!
Enfim, vou aguardar com muito entusiasmo meu promeiro dias das mães e agradecer a Deus novamente por ter me dado este presente: poder ser mãe e sentir tudo isso!!! :)