Seja bem vindo(a)!!!

"No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo." (Rajneesh)

quarta-feira, 16 de março de 2011

A primeira febre


Bia de calça jeans - moderninha

Compressa: a verdadeira
Febre é um assunto que assusta qualquer mãe e pai, principalmente os de "primeira viagem". A primeira vez que a Bia teve febre (que não foi causada pelas vacinas) foi no dia 17 de dezembro de 2010. Lembro perfeitamente porque era o dia da confraternização do pessoal da OAB na pizzaria.
Nós tínhamos comprado uma calça jeans pra ela arrasar no evento... Imagina: ela com 3 meses, usando calça jeans e tênis... que fofa!!! E risonha do jeito que ela é... seria a estrelinha da noite... (os pais têm dessas coisas...) Enfim... estava tudo preparado para irmos à pizzaria. A Bia estava L I N D A ! ! ! (ver foto) Por volta das 19hs ela começou a ficar quentinha... medimos a temperatura e estava com 37,1. Liguei imediatamente para o pediatra (por que será que ele me acha neurótica?) e ele disse que ainda não precisava me preocupar. Claro que eu perguntei "a partir de que temperatura eu preciso me preocupar?", "Quando chegar aos 38", foi a resposta. Ok, pegamos toda a parafernalha (bebê conforto, carrinho, mala, mamadeira, chupeta, mordedor, brinquedinho etc) e fomos para a pizzaria.
Chegando lá, mostramos a Bia para todo mundo (essa é a melhor parte)  e como eu estava até azul de fome (que novidade!), começamos a comer (era rodízio).
A cada 5 minutos eu media a febre. Percebemos que a Bia foi ficando quietinha, quietinha, caidinha, caidinha... quando estávamos no segundo pedaço de pizza, a Bia estava com 38,5. Hora de ir: amontoamos novamente todo o aparato, nos despedimos do pessoal e entramos no carro (não dá pra exprimir aqui o quão desesperados estávamos, mas tenha certeza de que estávamos, pois o médico disse que eu poderia me preocupar quando chegasse aos 38 e já estava em 38,5!).
Fomos direto para a casa de minha mãe (alguém experiente nessas horas é essencial). De lá, eu liguei para o médico novamente e disse que agora estava preocupada, dizendo a temperatura da Bia. Ele disse pra dar banho e Tylenol de 8 em 8hs. Banho com 20 a 30 minutos de duração. Não tivemos dúvida, diante da situação, deixamos a Bia na casa da minha mãe um pouco, fomos para casa, fizemos a "mala" e montamos acampamento na casa dos meus pais, com direito a dormir no quarto deles e tudo (e o medo de essa febre subir de repente e estarmos sozinhos com a Bia em casa?).
Demos um banho e a febre baixou um pouco. Demos remédio e acordávamos de hora em hora pra medir a febre da Bia. Demos outro banho de madrugada, pois chegou aos 38 de novo. E assim foi a noite... a febre ainda persistiu no outro dia e continuamos com os cuidados... até que cedeu.
Depois desta noite de experiência e insônia, nos sentimos capacitados para dormir na nossa casa e enfrentar situações de febre (até 38,5, claro! Mais do que isso, vem o desespero.)
Recentemente, a Bia teve febre de novo e descobri uma "nova" técnica que foi ainda melhor que o banho para abaixar a temperatura: compressa. Mas não é aquela compressa que estamos acostumados a fazer, na testa da criança. É a Compressa de verdade, com "C" maíúsculo. Quem ensinou foi o pediatra e ele estava coberto de razão (como sempre :| ). Vamos lá a mais uma "dica da Ana": você tira toda a roupa da criança, deixando-a só de fraldinha e molha uma toalha na torneira, água fria mesmo. Nós molhamos duas toalhas de rosto, com uma cobrimos o corpinho da Bia e com a outra, a cabecinha, deixando o rosto pra fora, claro, pra ela respirar! Deixamos uns minutinhos e, quando as toalhas ficaram quentes, nós viramos. Fizemos isso por uns 20 minutos e a febre baixou de 38,5 para 37,2. Foi ótimo!!! (Antes de fazer, consulte o SEU pediatra, tá?). Tiramos até algumas fotos (pais adoram tirar fotos... tiram foto de tudo!!!). Enfim, agora estamos experts em febres... espero nunca mais ter que usar esses conhecimentos...

4 comentários:

  1. Adriana Lisboa Manzutti18 de março de 2011 às 15:42

    Oi Ana! Adoro seu blog!!
    Só de ler essas coisas já me dá um arrepio e um receio de "não dar conta" mas Deus nos dá sabedoria, tenho certeza disso.
    Que Ele continue abençoando essa princesa linda e vocês papais tbem!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri!
    Pode ter certeza que Deus nos ajuda muito, aliás, quem cuida de nossos filhos é Ele! Que Deus abençoe vocês e que sua gravidez seja muuiiittoooo tranquila!!! Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Ana parabéns pelo blog, muito legal registrar todos os momentos da Bia. Amei ver as fotos, muito legal!!!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, obrigada!!! Você vai vê-la pessoalmente logo... estou morrendo de saudades de vocês!!! Bjos

    ResponderExcluir

Conte-me o que você achou...